Quando procurar ajuda médica para engravidar?

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Não existe um tempo exato para que a mulher consiga engravidar naturalmente, mas aproximadamente 80% dos casais, com menos de 35 anos, conseguem a gestação em um período de seis meses a um ano.

Quanto mais o casal demora para tentar gerar um filho, mais difícil é a concepção. Além disso, se após um ano de tentativas a mulher não conseguir engravidar, isso pode ser um indicativo. Neste caso, o ideal é que tanto o homem, quanto a mulher, procurem ajuda especializada para realizarem os exames e avaliar a saúde.

Os exames solicitados são específicos e capazes de identificar eventuais problemas. Nos homens, o mais comum é o espermograma, que identifica a fertilidade a partir da análise do sêmen em laboratório. Para as mulheres, são pedidos diversos exames como os de sangue, ultrassom, raio X do útero e das trompas, biópsia de endométrio e ocasionalmente laparoscopia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% da população mundial tem dificuldade para engravidar. Por esta razão, é importante que durante o tempo de tentativas, o casal esteja relaxado para evitar a ansiedade ou estresse, uma vez que o estado emocional pode interferir indiretamente na concepção.

Apesar disso, é importante que os parceiros saibam que, mesmo que o teste de positivo ainda não tenha chegado, existem diversos procedimentos que podem proporcionar uma gestação saudável, como a Inseminação Artificial e a Fertilização in Vitro. Portanto, o profissional mostrará o melhor caminho em busca do seu grande sonho.

Posts relacionados