Minha FIV não deu certo, e agora?

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

A Fertilização In Vitro é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas médicas, por causa de sua efetividade (que normalmente é maior, e oferece mais chances de alcançar a gravidez!).

Entretanto, os riscos existem para qualquer casal. Quando a FIV não dá certo, a sensação que muitos têm é semelhante à de um luto: o casal perde as esperanças e, algumas vezes, cogita até desistir.

Mas, se esse é o seu caso, mantenha a calma!

O primeiro passo é investigar a causa pela qual a sua FIV deu errado.

A ciência estima que 80% das falhas estão relacionadas ao embrião e 20% a alterações endometriais. Por isso, a tecnologia está sempre se aperfeiçoando, em prol de aumentar o sucesso da FIV e interferir nos obstáculos entre o casal e o sonho de constituir família.

 

Por que a minha FIV não deu certo?

Para entendermos porque isso ocorre, precisamos falar sobre as limitações biológicas: a chance de gestação espontânea é limitada, e a idade da mulher é um fator importante. A idade avançada aumenta o risco de alterações genéticas no embrião, responsável pela maioria das limitações.

A FIV não modifica patrimônio genético,e por isso muitas vezes continua-se a produzir embriões comprometidos geneticamente.

 

Quais medidas tomar?

Existem alguns procedimentos a serem tomados, em caso de falhas na FIV.

São eles:

  • Estudo Genético Embrionário

Estudar geneticamente o embrião ANTES de coloca-lo no útero da mulher é uma possibilidade que já existe e é bem recomendada em casos de falhas de tratamentos de FIV ou mulheres com idade avançada. Com essa informação teremos segurança de transferir um embrião genéticamente normal e aumentar as chances de sua implantação.

  • Estudo Genético do Endométrio – ERA

Hoje em dia também é possível realizar o estudo genético do endométrio para determinar o melhor momento de transferir o embrião ao útero da mulher. O exame ERA encontra a melhor “janela de implantação” e também aumenta as chances do endométrio ter uma melhor receptividade para implantação.

  • Outras medidas

Entender cada caso, os motivos pelos quais o tratamento prévio falhou e estudar etapa por etapa do tratamento, mesmo aquelas antes de inciarmos os medicamentos, são importantes para individualizar nossas ações e, principalmente, para mantermos nossas esperanças vivas!

A Fertilização In Vitro também é uma questão de persistência (e, neste caso, vai da decisão do casal). Quando a primeira tentativa decepciona, é normal sentir tristeza, depressão e procurar um culpado para o que aconteceu. Mas, para amenizar este sofrimento, além de muita calma, é preciso contar com o apoio e o acompanhamento dos profissionais envolvidos no processo.

Afinal, apesar dos riscos, a FIV já realizou o sonho de milhares de casais em todo o mundo. Há esperanças!

Posts relacionados