Falência ovariana precoce (FOP): O que é e como influencia na fertilidade feminina

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

A falência ovariana precoce (FOP), conhecida popularmente como menopausa precoce, é caracterizada quando uma mulher passa longos períodos sem menstruar antes dos 40 anos de idade, frequentemente acompanhado de ondas de calor. Quando existe a ausência da menstruação por aproximadamente 12 meses ainda jovem, é importante procurar ajuda médica especializada. Isso porque, quando os ovários diminuem ou interrompem a produção hormonal e não liberam mais óvulos associasse infertilidade.

Na maioria dos casos da menopausa precoce, não existe uma razão determinante. Mas, alguns fatores que podem trazer risco às mulheres são: histórico de menopausa precoce na família, portadoras de doenças genéticas, inflamações no ovário, doenças autoimunes, entre outros.

Geralmente, mulheres diagnosticadas com FOP sentem insônia, irritabilidade, ressecamento genital, sudorese noturna e calores repentinos (ondas de calor), sem qualquer relação com o clima. Para fazer o diagnóstico precoce e evitar possíveis desdobramentos, o ideal é que todas as mulheres mantenham seus exames ginecológicos em dia, principalmente, aquelas que possuem fatores de risco.

O tratamento deve sempre ser feito por um médico especialista, que pode sugerir suplementos hormonais para diminuir os sintomas e tratamento imediato antes que seja irreversível. Quando confirmada falência ovariana o tratamento existente seria FIV com óvulos doados.

Posts relacionados