Exames de DST: Saiba a importância de realizá-los antes de iniciar o tratamento

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

O primeiro passo para iniciar o tratamento de Fertilização in vitro (FIV) é assinar o termo de consentimento com todas as informações sobre as etapas e procedimentos que envolvem a FIV. O segundo passo é iniciar uma série de exames, entre eles, para diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Os exames para detecção de DSTs são obrigatórios, como medida de proteção dos pacientes. Em casos de diagnóstico positivo, é possível iniciar um tratamento estratégico desses casais, reduzir a transmissão destas doenças e aumentar as chances de sucesso da FIV.

As DSTs acometem homens e mulheres e podem influenciar diretamente o sucesso de uma gestação. Doenças como clamídia ou gonorreia, respondem por 15% das causas de infertilidade nas mulheres por provocarem inflamações nos órgãos do aparelho reprodutor e prejudicar trompas, útero e ovários. Nos homens, o índice chega a 10% e alteram a produção de espermatozoides.

Logo, durante uma consulta com um especialista em reprodução humana, os exames mais comuns para fazer o tratamento de FIV são: Ultrassonografia transvaginal, exames hormonais e sorológicos, para as mulheres, e espermograma e sorologias, para os homens.

É de extrema importância uma avaliação inicial para certificar que o casal está pronto para efetuar a FIV. E, claro, realizar consultas médicas e exames de rotina, periodicamente, para cuidar da sua saúde geral e reprodutiva!

Posts relacionados