Criopreservação: Mais uma possibilidade na realização de um Sonho

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

A criopreservação ou congelamento de material biológico é um procedimento bem estabelecido na Reprodução Humana Assistida. Nas últimas décadas, as técnicas de criopreservação progrediram rapidamente, causando impacto significativo na medicina reprodutiva. A partir do sucesso inicial da criopreservação de espermatozoides, a técnica é utilizada rotineiramente para a preservação de ovócitos, embriões e tecidos germinativos (ovários e testículos).

É o que explica a Coordenadora do Laboratório de Fertilização in Vitro e Andrologia do Fivmed, Mariana Antunes Ribeiro: “O processo de congelamento nada mais é do que a troca da água que está na célula do embrião, do tecido ou do gameta (espermatozoides ou óvulo), por uma solução crioprotetora. Desta forma, as células ou tecidos biológicos são preservados a temperaturas abaixo de zero (-196 graus), resultando em uma diminuição radical na taxa de processos metabólicos e, dessa forma, proporcionando uma capacidade de armazenamento de amostras por períodos prolongados. A primeira gravidez a termo de embrião descongelado aconteceu em 1984 na Austrália.”

São inúmeras as vantagens de se realizar a criopreservação. Com o congelamento de óvulos é possível preservar a fertilidade de pacientes oncológicas, como também, de mulheres que ainda não têm parceiros ou desejam postergar a maternidade. O congelamento de embriões possibilitou a preservação de embriões excedentes provenientes de tratamento de Fertilização in vitro, para um segundo ou terceiro filho e até mesmo para o congelamento total dos embriões para que, num próximo ciclo, possa ser realizada total sincronia com o endométrio para a transferência embrionária.

Outra grande vantagem de se criopreservar embriões é que, nos casos que realizamos biópsia embrionária, no qual retiramos células para que possa ser realizada a análise genética dos embriões, além dos embriões serem congelados individualmente, conseguimos realizar a biópsia quando o embrião atinge os critérios necessários, seja no quinto, sexto ou sétimo dia, algo que a análise genética com resposta de embriões a fresco não dá esta possibilidade.

E, para finalizar, o Fivmed atualmente oferece a criopreservação de tecido ovariano para pacientes oncológicas, que não tem tempo hábil para todo o processo de estimulação ovariana para criopreservação de óvulos e que desejam preservar a fertilidade. O Fivmed é uma das clínicas brasileiras participantes do Oncofertility Consortium que é um grupo global de especialistas da área médica que estuda o futuro reprodutivo de sobreviventes do câncer, dentre os grandes objetivos está a preservação da fertilidade.

Posts relacionados