6 Fatores que Dificultam a Gravidez

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Ao contrário do que muitos pensam, as dificuldades para engravidar não estão relacionadas apenas à saúde reprodutiva, como defeitos na estrutura do útero ou dos ovários, como a endometriose, e alterações hormonais.

A realidade é que os hábitos e atividades do dia a dia têm grande influência sobre as chances de uma gestação. Inclusive, para algumas mulheres, o sonho de ser mãe pode, durante a jornada da realização, ser acompanhado de sentimentos de frustração, ansiedade e muita tensão.

Por isso, listamos seis situações e práticas que podem dificultar suas tentativas de gravidez. Corrigindo estes hábitos, suas chances de sucesso ficam muito maiores!

  1. Avaliação do período fértil: Você sabia que ao utilizar aplicativos que nos ajudam a entender o período fértil, você aumenta suas chances de engravidar? A fertilidade feminina atinge seu pico um pouco antes da ovulação (1 ou 2 dias). Por isso, se você tem ciclos de 28 dias, por exemplo, deve ovular no 14º dia e, portanto, você e seu parceiro devem começar a namorar no 12º dia. Muitas mulheres se programam ou intensificam as relações sexuais neste período. Porém, não há necessidade de ter relações sexuais diárias, pois os resultados são iguais a quem tem relações em dias alternados. Lembre-se de que a pressão pode gerar estresse e interferir no equilíbrio hormonal, além de desgastar o relacionamento.
  2. Poucas relações sexuais: Não existe uma frequência mínima ou máxima considerada normal. Mas, quando se quer ter um bebê, o ideal é procurar um especialista para identificar seu período fértil e, durante este tempo, ter relações sexuais em dias alternados.
  3. Hábitos inadequados: Muitas mulheres focam os cuidados na saúde reprodutiva, mas se esquecem que hábitos rotineiros têm grande influência. É preciso parar de fumar, ingerir bebidas alcóolicas e consumir café e sal em excesso. Mantenha uma alimentação equilibrada e não esqueça de praticar exercícios físicos.
  4. Obesidade: Como dissemos anteriormente, a alimentação é um ponto fundamental neste processo. Isso porque a obesidade está ligada à riscos de doenças cardiovasculares, menores chances de sucesso em FIV e maior risco de aborto.
  5. Acompanhamento médico: Se o casal já está há mais de 12 meses tentando engravidar sem sucesso, o ideal é procurar um especialista em fertilidade. Exames e acompanhamento especializado podem ajudar a descobrir as causas e encontrar soluções para a concretização do sonho da gravidez.
  6. Histórico de doenças: Se o casal tem algum histórico de doenças que possam atrapalhar a fertilidade, é indispensável o acompanhamento de um profissional para orientar o tratamento adequado. Desta forma, procure um médico antes de iniciar as tentativas. Muitas vezes, apenas uma boa conversa pode trazer mais segurança para a sua jornada!

Apesar destas dicas essenciais, é muito importante lembrar que equilíbrio psíquico é essencial. Terapia, esportes, leitura, massagem, meditação, entre outras atividades podem ser bons aliados!

Posts relacionados